A maior parte da energia elétrica do Brasil é proveniente de grandes usinas hidrelétricas devido a abundância e enorme quantidade de rios que o país possui.
A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potêncial gravitacional que esta contida em uma represa.
Para a energia se transformar em energia elétrica, primeiramente ela deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que transforma a energia primária em energia cinética é chamado turbina. Essa turbina é posta em rápida rotação ao receber uma grande quantidade de água, e é constituída basicamente de uma roda, e em volta dessas rodas encontram-se pas. Por último o encarregado de converter o movimento da turbina em energia elétrica é o gerador, o último elemento dessa cadeia de transformação.
Um rio, seja como for, e esteja localizado onde estiver, não possui a mesma quantidade de água o ano todo, em uma estação chuvosa, por exemplo, a tendência é que a quantidade de água aumente, e o nível de água dos rios se eleve. Para aproveitar ao máximo o potêncial energético de um rio, deve-se regularizar a sua vazão, assim a usina poderá funcionar continuamente.
A vazão de água pode ser regularizada através da construção de lagos artificiais. Quando uma represa é composta de materiais pesados, tais como pedra e terrra, o vale pelo qual a água do rio passa é fechado, isso faz com que a água não passe e se transforme um lago artificial no local. Desse lago formado pode-se tirar água quando estiver com o nível baixo, ou até mesmo seco, sendo possível obter uma constante vazão.
A construção dessas grandes represas necessita de uma grande empreitada da engenharia cívil, pois os paredões devem ser de tamanho muito grandes, além de ter que resistir a potência extraordinária da água. Muitas das vezes, esses paredões ainda tem que suportar a pressão das paredes rochosas da montanha em que se apoiam.
A construção é feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação para diminuir assim, contrações que ocorrem devido a constantes mudanças de temperatura. Na massa da represa são colocados termômetros que servem para medir a temperatura entre um ponto e outro do paredão, podendo transmitir a medida da temperatura a distância, indicando assim se há perigo de ocorrerem fendas.
Gerador elétrico é todo dispositivo usado para transformar qualquer forma de energia em energia elétrica .Os geradores são instalados onde são construidas as usinas elétricas .
Essas usinas fornecem energia elétrica que chega aos mais diversos lugares ,como os domicílios,hospitais,iluminação pública, etc.
As usinas hidrelétricas transformam a energia cinética em energia elétrica.Assim,a energia cinética é uma forma de energia mecânica.
A maior parte da energia elétrica utilizada no Brasil provém de usinas hidrelétricas.
VANTAGENS DAS HIDRELÉTRICAS
*As hidrelétricas suprem cerca de 80% da energia consumida no Brasil;
*por ser barata, limpa e sustentável, é considerada uma das formas para resolver os problemas do Brasil que precisa de cada vez mais energia para promover um impulso na economia;
*a construção das usinas pode gerar muitos empregos, além de investimentos na tecnologia;
*é uma das formas mais barata de se obter energia; entre outros.
DESVANTAGENS DAS HIDRELÉTRICAS
*Causa alterações, muitas vezes negativas, nas características das regiões alagadas;
*afeta a biodiversidade local, interrompendo por exemplo a piracema;
*pode causar alterações do trajeto do rio nas proximidades da obra;
*terraplanagem para a instalação de obras de apoio;
*desmatamento da vegetação local para a construção de estradas;
*obriga populações ribeirinhas a migrarem para outros locais;
*ao inundar áreas com vegetação, emite metano, cerca de 11x mais poluente que o CO², pois a vegetação entra em decomposição; entre outros.
Das vinte e quatro usinas existentes no Brasil, a usina de Tucuruí é a que possui o maior potêncial energético, sendo ela genuinamente brasileira. O devido mapa mostra que a o Brasil possui uma enorme dependência da energia hidrelétrica, uma vez que possui meios favoráveis para isso, já que esta localizado na zona tropical,próximo aos trópicos,que possui o clima mais quente do planeta, e sucessivamente, uma alta concentração de humidade.
Usina hidrelétrica de Tucuruí
A Usina hidrelétrica de Tucuruí, comemora 25 anos, a maior hidrelétrica legítima, genuinamente brasileira e maior obra realizada na Amazônia. Uma gigante, com potência instalada de 8370 megawatts, levando energia e sucessivamente desenvolvimento para cerca de 40 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário