quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Energia e sustentabilidade
Na maior parte de todo o planeta, a energia é oriunda de materias fósseis, sendo eles o petróleo, gás natural e o carvão. Porém, energias provindas de materiais fósseis possuem um grande problema, pois além de fazer uso de materiais não renováveis, que correm risco de serem escassos, causa um grande dano a a natureza através da queima de combustiveis fósseis, e no atual mundo em que vivemos, o uso de energia sustentável além de uma boa opção em pról do meio ambiente, é mais do que preciso, pois além de diminuir também os danos causados no bolso do consumidor.Porém, um mundo sustentável que se faça uso de energias renováveis tais como a energia solar, energia eólica, energia geotérmica, entre outras, ainda é uma realidade muito distante.
Além das energias renováveis terem um auto custo de imediato, por serem pouco exploradas, muitas vezes são lentas e não atendem a demanda exigida pela população. É um projeto interessante, que pode ser incorporado no dia-a-dia de cada um de nós a longo prazo. Os tipos mais comuns de energia são:
*Energia Solar: limpa e renovável, que pode ser usada através de células fotovotaicas, onde a luz solar é tranformada em energia através de placas que viram bateria, captadores planos que aquecem a água e movem turbinad ligadas a geradores, espelhos com côvos que aquecem a água a mais de 100°C. A desvantagem da energia solar é que não pode ser produziddda a noite, e nem em tempos chuvosos.
*Energia eólica, é a mais limpa que existe entre as fontes renováveis. O vento faz girar hélices que movimentam turbinas e que produzem energia. O único problema desse tipo de energia é que não pode ser produzida a noite, e nem em tempos chuvosos.
*Energia eólica, é a mais limpa que existe entre as fontes de energia renovável. O vento faz girar hélices que movimentam turbinas e que produzem energia. O único problema desse tipo de energia é que só pode ser produzida em locais que ventam muito, o que não acontece na maioria das vezes somente em lugares próximo ao litoral.
*Enegia nuclear, que fica dentro do núcleo do átomo. É uma boa opção em pról da sustentabilidade, uma vez que não emite gases poluentes, porém, produz materiais radioativos perigosos além de produzirem lixo atômico.
*Energia da biomassa, derivada de plantas cultivads, como o milho, cascas, e etc, isso a torna uma energia mais ecológica. O único problema é que para se obter de uma boa quantidade dessa energia, utliza-se extensas áreas de terra.
*Energia hidráulica, considerada alternativa em relação aos combustíveis fósseis, sendo a mais utilizada no Brasil. Nas usinas hidrelétricas, a pressão das águas movimentam turbinas ligadas aos geradores de correntes elétricas, a água acumulada através das barragens é liberada e as turbinas giram.
*Energia geotérmica, gerada pelo calor das rochas do subsolo. As águas dos lençóis freáticos são aquecidas, e então, utilizadas para produzir energia, É uma energia muito cara pelo alto custo da perfuração do solo.
*Energia térmica dos oceanos, as águas dos oceanos profundas possuem uma diferença de temperatura das águas superficiais, essa diferença de temperatura faz um movimento em tubos circulares, conectados a turbinas ligadas em geradores. A vantagem é que é um tipo de energia renovável, e a desvantagem é que custa muito caro.
*Energia gravitacional, energia associada ao campo gravitacional, o potencial gravitacional existe entre duas ou mais massas, ou outras formas de energia momento.
Enfim, a energia renovável é sem duvida a melhor opção um mundo que clama por socorr, porém, o auto custo e exigências na produção desse tipo de energia como os locais apropriados, a tornam uma realidade bem distante da realidade vivenciada por nós. Creio que com o aumento da população, o uso de eenergia através de materiais fósseis também irá aumentar, e a idéia de um mundo sustentável estará cada vez mais distante. portanto, mudanças de hábitos e a busca pelo novo devem começar desde cedo, para que um dia a idéia de sustentabilidade não seja só um projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário